Get Adobe Flash player
Destaques Eventos,Projetos,Clubes Outros projetos/eventos

Outros projetos

Eco-escolas I Geração Depositrão

O projeto Geração Depositrão, desenvolvido em parceria com o programa Eco-escolas, tem como objetivos principais informar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância do correto encaminhamento dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e pilhas usadas.

No presente ano letivo, foram recolhidos e corretamente encaminhados 532kg de REEE e 51kg de pilhas. Desta forma, a comunidade escolar contribuiu para evitar os riscos ambientais e humanos associados à deposição indevida destes resíduos.

Alterações Climáticas e Produção de Vinho – Que Futuro?

logo jraO aluno João Fonseca da turma 9ºA publicou, no site Jovens Repórteres para o Ambiente, um artigo intitulado ”Alterações Climáticas e Produção de Vinho – Que Futuro?”. Neste artigo, o autor faz uma reflexão sobre as causas e consequências das alterações climáticas na produção vitivinícola, em particular na Região Demarcada do Douro.

Podem aceder ao texto integral através do seguinte link:

https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/alteracoes-climaticas-e-producao-de-vinho/

Eco-Escolas | As Aves da Minha Escola

logo Eco- Escolas

No âmbito do projeto “ As Aves da Minha Escola”, os alunos da turma 9º 3 construíram comedouros e bebedouros para aves e procederam à sua colocação nas árvores da EB 2,3 de Peso da Régua.

Esta colocação corresponde à primeira fase do projeto. Seguem-se as de observação das aves e preenchimento de uma ficha de monitorização fornecida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e finalmente a divulgação das aves observadas junto da comunidade escolar.

Com estas atividades pretende-se aumentar a diversidade de espécies no recinto escolar, dar a conhecer à comunidade escolar as aves que “visitam” o espaço da escola, promover a reutilização de materiais e desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.

II Caminhada AEJAC pelo Ambiente e pela Solidariedade

IICaminhada_cartaz

 

Informa-se toda a comunidade educativa que, face às decisões tomadas relativamente à prevenção do Covid-19, a II Caminhada AEJAC pelo Ambiente e pela Solidariedade foi suspensa, mas assim que possível será retomado o processo de inscrições e agendada nova data para a sua realização. Em devido tempo serão dadas novas informações.

O Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, a autarquia e a GNR, entre outros parceiros, vão realizar no dia 21 de março a II Caminhada AEJAC pelo Ambiente e pela Solidariedade. À semelhança do ano anterior contamos com a generosidade de toda a comunidade educativa para sensibilizarmos as nossas crianças/alunos para a importância de mantermos os espaços comuns limpos e da ajuda a instituições e projetos de cariz solidário. Este ano, através da doação do valor angariado com as inscrições, mantemos o apoio ao Projeto Dress a Girl Around the World, mas vamos também apoiar a ARDAD, uma instituição de apoio a pessoas com deficiência da nossa região.

As inscrições poderão ser feitas nas escolas do AEJAC, através de formulário que os alunos vão levar para casa, ou pela Internet através do link que consta do cartaz.

Porque TODOS somos importantes, dia 21 de março, contamos consigo e com a sua família. JUNTOS ajudamos Mais!

Vídeo promocional [clique aqui]

Desafios ALEA

A aluna Matilde Santos da turma 1 do 8º ano foi uma das premiadas no quinquagésimo primeiro Desafio ALEA (Ação Local de Estatística Aplicada).

Ao problema de nível um, destinado ao ensino básico, responderam trezentos e cinquenta e nove alunos de várias escolas do país.

Esta atividade baseou-se numa notícia do jornal Público de 25 de outubro de 2019 e visa o desenvolvimento da literacia estatística.

Eco-Escolas | Geração Depositrão

O projeto Geração Depositrão, integrado no programa Eco-Escolas, visa sensibilizar os jovens para a deposição correta dos REEE (Resíduos e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e pilhas em fim de vida, estimular a participação ativa na entrega seletiva de resíduos e mobilizar comportamentos sustentáveis.

No âmbito deste projeto está a decorrer, na escola sede, uma campanha de recolha de pilhas usadas. Na biblioteca, na reprografia e em diversas salas de aula foram colocados pilhões, construídos pelos alunos, para a deposição de pilhas.

Porquê reciclar as pilhas?

As pilhas contêm metais pesados como zinco e chumbo e outras substâncias perigosas como cádmio e mercúrio que são nocivas para o meio ambiente e para a saúde humana.

Uma pilha leva séculos a decompor-se.

Eco_Escolas | Podcast

Nas aulas de Geografia, os alunos das turmas 1 e 2 do 9º ano criaram um podcast sobre temas geográficos. Este denomina-se de Reino da Geografia e pode ser uma boa ferramenta de trabalho para quem estuda Geografia ou apenas se interessa por esta área do conhecimento. O podcast está disponível para audição em várias plataformas: Anchor, Spotify, Breaker, Google Podcasts, RadioPublic, entre outras.

More Articles...
Ligações



Ler & Comunicar

Visitantes em linha
We have 38 guests online